SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Onde a autogestão acontece: revelações a partir do cotidianoDesemprego: discurso e silenciamento: um estudo com clientes de um serviço de aconselhamento psicológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

OSORIO, Claudia. Trabalho no hospital: ritmos frenéticos, rotinas entediantes. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 15-32. ISSN 1516-3717.

O artigo apresenta o cotidiano do trabalho realizado nas enfermarias de um hospital geral público na cidade do Rio de Janeiro. A descrição e análise dessa atividade foram construídas em colaboração com os trabalhadores de saúde, através de observação direta, entrevistas abertas e grupos de discussão. A análise focalizou as relações estabelecidas, na equipe de saúde, entre os diversos grupos de trabalhadores, bem como as relações destes com seu trabalho, as cargas de trabalho e a relação entre trabalho prescrito e trabalho real. Observou-se uma grande distância entre o prescrito e o realizado, e uma contradição aguda entre o ideal de trabalho de equipe em prol do paciente e o trabalho real, que resulta fragmentado e realizado em um ambiente de falta de cooperação entre grupos e categorias profissionais, gerando sofrimento para diversos participantes dessa rede de relações.

Palavras-chave : Processo de trabalho; Carga de trabalho; Trabalho prescrito; Trabalho real; Hospital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License