SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Hospital work: frenzied rhythms, tedious routinesDevelopment of self-management: a cooperative of civil building in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

TERRA, Carolina Passos et al. Desemprego: discurso e silenciamento: um estudo com clientes de um serviço de aconselhamento psicológico. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 33-51. ISSN 1516-3717.

O objetivo desta pesquisa foi discutir a relação entre o fenômeno do desemprego e o sofrimento psíquico na atualidade. A pesquisa teve caráter qualitativo e se baseou na análise de entrevistas semidirigidas. Foram entrevistados clientes do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do Instituto de Psicologia da USP. A quantidade de pessoas interessadas em falar sobre a questão e a diversidade de suas origens sociais surpreenderam os pesquisadores. No processo de análise das entrevistas, observamos uma recorrente queixa de impossibilidade de se falar sobre a experiência pessoal do desemprego. Sobre essas queixas, analisamos dois aspectos em tensão: a heterogeneidade das significações da experiência do desemprego e a ideologia homogeneizante sobre a expressão do emprego/desemprego. Construímos três hipóteses para problematizar esses aspectos e para ampliar as possibilidades de exercício de uma psicologia que compreenda a singularidade da experiência psicossocial no âmbito da clínica e da psicologia social do trabalho.

Keywords : Desemprego; Psicologia social; Psicologia do trabalho; Psicologia clínica; Aconselhamento psicológico; Sofrimento psíquico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License