SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Development of self-management: a cooperative of civil building in Rio de JaneiroLabor, organization and people with severe mental ill author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

CANELON PEREZ, Jesús Eduardo. O juiz de água: uma forma tradicional de organização de trabalhadores agrícolas para a distribuição de água de irrigação. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 73-90. ISSN 1516-3717.

O trabalho tenta mostrar como as pessoas têm se organizado para a distribuição de água de irrigação numa região do semi-árido ocidental da Venezuela. Apresenta parte da história da legislação na área e particularmente como, por meio da eleição de um juiz de água, com uma tradição de mais de 150 anos, distribui-se a água no Vale de Quíbor. Como arcabouço teórico e metodológico, utilizo várias noções (todas elas baseadas na perspectiva do construcionismo social) - campo-tema, matriz, interface social e práticas discursivas - para a compreensão, por meio do discurso, de formas não institucionalizadas de organização da irrigação de água. O trabalho visa contribuir com os estudos da psicologia social sobre problemas localizados em zonas rurais.

Keywords : Juiz de água; Água de irrigação; Organização tradicional; Interfaces sociais; Construcionismo social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License