SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The judge of water: a tradicional way of rural workers’ organization for the distribution of water author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

ZAMBRONI-DE-SOUZA, Paulo César. Trabalho, organização e pessoas com transtornos mentais graves. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 91-105. ISSN 1516-3717.

Este artigo aborda o trabalho, em especial o trabalho de pessoas com transtornos mentais graves. Encontra-se socialmente predominante a visão construída na história da psiquiatria de que essas pessoas não podem trabalhar, que são incapazes de adequar-se às exigências presentes em qualquer meio de produção ou serviço. Esse julgamento de incapacidade acabou por aumentar o isolamento e impedir uma aproximação maior dessas pessoas com o trabalho. A ergologia, abordagem desenvolvida para compreender e transformar o trabalho, foi tomada aqui como ferramenta principal para pensá-lo em sua relação com pessoas que sofrem de transtornos mentais graves, considerando a realidade dos mundos do trabalho e da reforma psiquiátrica no Brasil hoje.

Keywords : Trabalho; Transtorno mental; Ergologia; Competência; Reforma psiquiátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License