SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Metropolis and Multiple SubsumptionThe Discourses of women in power positions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

GRAVINA, Marcia Elena Rodrigues  and  ROCHA, Lys Esther. Lesões por Esforços Repetitivos em bancários: reflexões sobre o retorno ao trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 41-55. ISSN 1516-3717.

Objetivo: analisar o retorno ao trabalho de portadores de lesões por esforços repetitivos (LER) de um banco em São Paulo, verificando aspectos que dificultam e facilitam o processo. Metodologia: trata-se de um estudo de caso em que foram realizadas entrevistas com 16 trabalhadores. A análise dos dados baseou-se no Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Em relação à vivência das LER foram destacadas como dificuldades: presença constante da dor, incapacidades adquiridas e preconceito com relação à doença. Entre as situações de trabalho que desfavoreceram o retorno foram relatadas: metas irrealistas, pressão para venda de produtos, tarefas inadequadas frente às seqüelas da doença, impossibilidade de realização de pausas e obrigatoriedade no cumprimento de horas extras. Entre os aspectos que contribuíram para o retorno ao trabalho, foi citado o sentimento de inclusão social. O relacionamento interpessoal foi citado como fator que dificultou quando ocorreu a discriminação ou pressão dos colegas e chefias, mas como motivador nas situações em que houve o apoio da equipe. Conclusões: para o sucesso do retorno ao trabalho de portadores de LER, são necessárias algumas ações: o estabelecimento de tarefas de acordo com a capacidade do trabalhador e apoio dos colegas e chefias no desempenho das atividades.

Keywords : Lesões por esforços repetitivos; Reabilitação profissional; Bancários; Organização do trabalho; Relacionamento interpessoal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License