SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Education and work in considerations on the government of Poland of Jean-Jacques Rousseau author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

AZEVEDO, Beatriz Marcondes de  and  CRUZ, Roberto Moraes. O processo de diagnóstico e de intervenção do psicólogo do trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 89-98. ISSN 1516-3717.

A atuação do psicólogo do trabalho envolve estudos em relação aos determinantes e às conseqüências que o sistema de produção gera para a saúde do trabalhador. Porém, muitas vezes, tais estudos têm enfocado apenas os fatores de trabalho restritivos ou negativos que repercutem de forma nefasta no meio organizacional. O diagnóstico e a intervenção do psicólogo têm sido assim pautados em abordagens mais curativas que preventivas, com um olhar focado apenas no entendimento e no controle das conseqüências das condutas dos trabalhadores, expressas nas queixas dos gestores, referentes aos problemas com a produtividade, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais etc. A compreensão das situações nas quais se estruturam tais conseqüências não tem recebido a devida importância. Para que a atuação do psicólogo do trabalho não seja reducionista e tenha resultado eficaz, a lógica de seu pensamento não deve apenas centrar-se nas conseqüências das condutas humanas, mas principalmente na identificação das variáveis críticas relacionadas às exigências das tarefas, aos riscos potenciais e adicionais do trabalho, às cargas de trabalho e ao desempenho humano. Sistematizar conhecimento a respeito dos aspectos presentes no processo de diagnóstico e propiciar uma reflexão crítica sobre o exercício do psicólogo do trabalho são os objetivos centrais do presente artigo.

Keywords : Análise do trabalho; Processo de diagnóstico e intervenção; Atuação do psicólogo do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License