SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Formas de lidar com o desemprego: possibilidades e limites de um projeto de atuação em psicologia social do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ALBORNOZ, Suzana Guerra. Atração passional, trabalho e educação em O novo mundo industrial e societário de Charles Fourier. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2007, vol.10, n.1, pp. 1-19. ISSN 1516-3717.

Charles Fourier(1772-1837), filósofo e reformador social, o mais original dos socialistas utópicos franceses do século XIX, é conhecido por suas sugestões corajosas para a reforma radical da sociedade no sentido da felicidade individual e coletiva. Sua obra O novo mundo industrial e societário (1829) é considerada um resumo de suas doutrinas. A idéia do trabalho atraente se baseia na teoria da dinâmica das paixões e da atração apaixonada, expressão antropológica da lei geral da atração. De modo único, através de uma linguagem excêntrica, Fourier propõe a organização do trabalho em séries passionais, em consideração dos talentos individuais e das paixões, sugerindo a educação das crianças através do trabalho atraente e variado. Sua teoria das paixões como base natural da dinâmica econômica e social permanece ainda um desafio para as ciências humanas, a filosofia e as práticas sociais.

Palavras-chave : Charles Fourier; Teoria das paixões; Educação; Trabalho; Utopia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License