SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Ways to deal with unemployment: possibilities and limits of an action project in social psychology of workPosttraumatic stress disorder in the work contexts: reflections around a clinical study case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

MOULIN, Maria das Graças Barbosa. De heróis e de mártires: visões de mundo e acidente de trabalho no setor de rochas ornamentais. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2007, vol.10, n.1, pp. 37-53. ISSN 1516-3717.

O artigo analisa a construção social de trabalhadores e de proprietários de terras que migram da posição de rurais para a de trabalhadores industriais e empresários, nos primórdios do processo de extração e beneficiamento de mármore e granito na região sul do Espírito Santo. Trata-se de atividade perigosa que resultou em elevada taxa de acidentes fatais e mutilações. Objetiva investigar a possibilidade de a tolerância social aos acidentes estar ancorada em aspectos culturais, por valores compartilhados, que tornam o acidente “passível de ser sofrido”. Utiliza o recurso metodológico das histórias de vida de trabalhadores aposentados e empresários idosos, reconstruindo os “modos de andar a vida” a partir da memória. O trabalho, bruto e rude, exigia provas de saúde e virilidade; a técnica era a de ensaio e erro. Os trabalhadores sentiam-se “heróis” por conseguirem suportar o cotidiano penoso do trabalho, sentiam orgulho por terem saído da roça e serem “de indústria”. A noção de “homem honrado” era o de bom trabalhador e de provedor da família. Perder o emprego significaria a perda da sobrevivência material e simbólica: a morte em vida. Sem outras oportunidades, os “heróis” tornaram-se “mártires”, dados as mortes e os sofrimentos causados pelo trabalho.

Keywords : Acidente de trabalho; Saúde do trabalhador; Trabalho no setor de rochas; Memória e cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License