SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Conhecimentos, práticas em Trabalho-Saúde e as abordagens da medicina social e da medicina do trabalho no Brasil: final do século XIX até os anos 1950-60 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

SILVA, Eduardo Pinto e  y  HELOANI, Roberto. Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em saúde mental e trabalho: reflexões a partir de uma análise comparativa do estresse em jornalistas e guardas municipais. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2007, vol.10, n.1, pp. 105-120. ISSN 1516-3717.

Este artigo aborda aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em saúde mental e trabalho mediante uma análise comparativa do estresse em jornalistas e em guardas municipais. São explicitados e analisados os referenciais teóricos, os pressupostos e os procedimentos de pesquisa utilizados na análise do estresse em ambas as categorias profissionais. Argumentamos que a proposta teórico-metodológica da psicodinâmica do trabalho caracteriza-se como crítica e interdisciplinar, passível de engendrar transformações nos aspectos patogênicos da gestão e da organização do trabalho, assim como pode articular-se ao referencial teórico do materialismo histórico-dialético e à perspectiva das pesquisas-ação.

Palabras clave : Saúde mental e trabalho; Organização do trabalho; Metodologia de pesquisa; Estresse; Guardas municipais; Jornalistas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License