SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Marx e a crítica à história como consciência: uma confrontação com a filosofia do sujeito“Para não ser bandido”: adolescentes em conflito com a lei e trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

VILELA, Lailah Vasconcelos de Oliveira  y  ASSUNCAO, Ada Ávila. Trabalho emocional: o caso dos teleatendentes de uma central de atendimento. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2007, vol.10, n.2, pp. 81-93. ISSN 1516-3717.

O objetivo desta pesquisa empírica sobre o trabalho e as manifestações de adoecimento em uma empresa de telecomunicações é demonstrar a necessidade de trabalho emocional, de acordo com os conceitos de Hochschild (1983) na execução de tarefas pelos teleatendentes. Tais conceitos ainda não foram devidamente explorados no Brasil, apesar de muito utilizados em diversos países. O estudo utiliza-se de dados da análise da atividade associados à análise do conteúdo de verbalizações realizadas em situação de trabalho e à análise de cartas enviadas pelos trabalhadores espontaneamente ao sindicato da categoria. Busca-se evidenciar núcleos de sentidos atribuídos ao trabalho pelos próprios trabalhadores, nos quais traços da atividade, valores e problemas relacionados à atividade e o uso das emoções são percebidos. Os resultados obtidos permitiram descrever a atividade humana tendo como centro o trabalhador e suas relações com o trabalho. São apresentados os elementos do trabalho emocional diagnosticado, focalizando a necessidade dos sujeitos em moldar suas emoções para lidar com clientes, em face dos objetivos estabelecidos pela gestão, como fonte das queixas de esgotamento e cansaço relatadas.

Palabras clave : Teleatendimento; Trabalho emocional; Esgotamento; Exaustão emocional; Organização do trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License