SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Sobre O direito à preguiça de Paul LafargueÉ dando que se recebe: as políticas de benefícios de uma fábrica de calçados no Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

RAMALHO, Carolina Calmon; ARRUDA, Felipe Augusto de Azevedo Marques; SATO, Leny  e  HAMILTON, Luana Flor Tavares. Viver na baia: dimensões psicossociais da saúde e do controle no trabalho de teleatendimento. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 19-39. ISSN 1516-3717.

O objetivo desse artigo é estudar como operadores de teleatendimento vivenciam o trabalho em sua relação com a saúde. O estudo empírico consistiu em visita a uma empresa de teleatendimento, entrevistas com ex-operadores de teleatendimento e acesso a sítios na internet (Orkut) que ofereciam testemunhos e avaliações sobre esse serviço. A leitura de Michel Foucault possibilitou orientar a descrição do controle gerencial presente na arquitetura do local de trabalho e nos mecanismos disciplinares. A noção de trabalho penoso orientou a compreensão das vivências desses trabalhadores que apontavam as repercussões do trabalho para a saúde. Ritmo acelerado, necessidade de ser cordial e rapidez no atendimento são alguns dos motivos de penosidade. Posteriormente, foram tecidas considerações sobre algumas técnicas motivacionais adotadas pelas empresas do setor para lidar com as exigências do trabalho.

Palavras-chave : Teleatendimento; Trabalho penoso; Saúde do trabalhador; Psicologia social do trabalho; Psicologia social da saúde; Sociedade disciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License