SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Viver na baia: dimensões psicossociais da saúde e do controle no trabalho de teleatendimentoPossibilidades conceituais da sociologia das ausências em contextos de desqualificação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BORSOI, Izabel Cristina Ferreira  e  RIGOTTO, Raquel Maria. É dando que se recebe: as políticas de benefícios de uma fábrica de calçados no Ceará. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 41-50. ISSN 1516-3717.

Como parte do intenso reordenamento do mundo produtivo, o Nordeste brasileiro tem atraído fábricas do Sul e do Sudeste, principalmente devido às vantagens oferecidas pelos governos e à mão-de-obra barata. Este texto visa discutir aspectos relacionados à situação de trabalho e à política de benefícios de uma fábrica de calçados instalada no Ceará. A discussão fundamenta-se em observações e entrevistas com gerentes e trabalhadores. A análise indica que esse conjunto de práticas não impacta de modo efetivo sobre rendimento e o bem-estar dos trabalhadores. Na realidade, constitui-se num esforço para torná-los mais atrelados à empresa, levando-os a sentirem-se em dívida com seus empregadores.

Palavras-chave : Fábricas; Calçados; Trabalhadores; Benefícios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License