SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1É dando que se recebe: as políticas de benefícios de uma fábrica de calçados no CearáSaúde mental e subjetividade no trabalho de uma guarda municipal: estudo em psicodinâmica do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

PIZZIO, Alex  e  VERONESE, Marília Veríssimo. Possibilidades conceituais da sociologia das ausências em contextos de desqualificação social. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 51-67. ISSN 1516-3717.

Neste trabalho, abordamos questões relativas às situações de pobreza vivenciadas por uma parcela significativa dos trabalhadores brasileiros na contemporaneidade. Na parte inicial do artigo revisamos autores que tratam da questão da pobreza, seja através das idéias de marginalização, inclusão marginal ou desqualificação social. Entende-se que a reconstrução histórica do processo de desqualificação social pode ajudar a compreender como as estruturas sociais impõem-se aos atores com poder constitutivo, forjando modos de subjetivação e atuando sobre a base psicossocial dos indivíduos. Na segunda parte, propomos a utilização de conceitos teóricos de Boaventura de Sousa Santos na pesquisa social com sujeitos em situação de desqualificação social, como referencial capaz de dar conta (pelo menos parcialmente) da compreensão dessa complexa realidade.

Palavras-chave : Pobreza; Desqualificação social; Sociologia das ausências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License