SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Mental health and subjectivity at the work of a municipal guard: a study in psychodynamic of workHealth intervention with sex workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

FERREIRA, Mário César. A ergonomia da atividade se interessa pela qualidade de vida no trabalho?: Reflexões empíricas e teóricas. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 83-99. ISSN 1516-3717.

A relação entre ergonomia da atividade e o campo de intervenção denominado qualidade de vida no trabalho (QVT) não é evidente e, no limite, ausente. Afinal, a ergonomia da atividade se interessa pela qualidade de vida no trabalho? O objetivo deste artigo, de natureza teórica, consiste em repensar essa relação com base em dois eixos: (a) dados empíricos que caracterizam os principais problemas contemporâneos das organizações e que convidam as ciências do trabalho para soluções; e (b) os traços históricos e científicos da ergonomia da atividade que a credenciam para a promoção do bem-estar no trabalho. O ponto de chegada de tais reflexões fornece elementos de resposta à questão inicial, mostrando que tanto os problemas existentes no mundo do trabalho, quanto a tradição científica da ergonomia da atividade convocam os ergonomistas para uma intervenção, de espectro mais largo, no campo da qualidade de vida no trabalho. Isso implica para a disciplina, sem abandonar seus pressupostos epistemológicos, em ampliar seu campo de análise e de contribuições, construindo uma abordagem de QVT de viés preventivo e distinguindo-se da tradição assistencial das práticas de QVT.

Keywords : ergonomia; Qualidade de vida no trabalho; QVT.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License