SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A ergonomia da atividade se interessa pela qualidade de vida no trabalho?: Reflexões empíricas e teóricasACAT: o trabalhador como protagonista da análise de acidentes de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SANTOS, Maria Altenfelder; FANGANIELLO, Ana Luiza Silva; PAPARELLI, Renata  e  OLIVEIRA, Fábio de. Intervenção em saúde do trabalhador com profissionais do sexo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 101-110. ISSN 1516-3717.

A partir de um estágio em psicologia social do trabalho foi desenvolvida uma intervenção com profissionais do sexo na perspectiva da saúde do trabalhador. Tomando-se a prostituição como um trabalho, caracterizado pela situação de vulnerabilidade, buscou-se instaurar dentro do próprio local de trabalho (o bordel) um espaço de discussão entre as profissionais do sexo sobre temas relacionados à sua ocupação, visando à promoção de saúde das trabalhadoras. Em um total de dez encontros, foram abordadas questões referentes às formas específicas de organização desse trabalho, aos aspectos de vulnerabilidade, ao preconceito vivenciado e à maneira como os vínculos são estabelecidos nesse contexto. A intervenção mostrou-se potencializadora da apropriação de significados pessoais e coletivos pelas participantes, caracterizando-se como uma ferramenta para a ampliação da compreensão das trabalhadoras sobre suas próprias vivências, abarcando suas complexidade e ambigüidade.

Palavras-chave : Profissionais do sexo; Vulnerabilidade; Promoção de saúde; Análise do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License