SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Intervenção em saúde do trabalhador com profissionais do sexoUm currículo para a expressão e a apropriação da subjetividade: análise de práticas de ampliação da escolaridade dos trabalhadores nas empresas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

OSORIO, Claudia. ACAT: o trabalhador como protagonista da análise de acidentes de trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 111-120. ISSN 1516-3717.

O dispositivo de análise coletiva de acidentes de trabalho (ACAT) tem como objetivo analisar acidentes de modo a propiciar, por uma via de análise participativa, o aumento da vitalidade dos ofícios. Foi utilizado durante dois anos em um hospital público, buscando-se aperfeiçoá-lo e observar os efeitos que propiciava. Referenciado na teoria da clínica da atividade, o método consiste em levar o trabalhador a recriar a situação do acidente, deslocando-se para a posição de observador de seu trabalho. O trabalhador é convidado a mostrar como deu-se o acidente e o analista do trabalho apresenta-lhe questões sobre suas escolhas quanto aos caminhos possíveis, interrupções sofridas e outras. A dupla acidentado-analista registra em um diagrama a sucessão de eventos, privilegiando a experiência do acidentado. São então promovidas discussões grupais de diversos acidentes. Os resultados demonstram que o dispositivo produz efetivamente o deslocamento do trabalhador para a posição de co-analista de seu trabalho, rompendo cristalizações que impedem o desenvolvimento dos ofícios constitutivos do trabalho em saúde.

Palavras-chave : Atividade; Subjetividade; Processo de trabalho; Acidente de trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License