SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1ACAT: o trabalhador como protagonista da análise de acidentes de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

VIEGAS, Moacir Fernando. Um currículo para a expressão e a apropriação da subjetividade: análise de práticas de ampliação da escolaridade dos trabalhadores nas empresas. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 121-133. ISSN 1516-3717.

O objetivo do presente trabalho é analisar as implicações do currículo dos cursos de ampliação da escolaridade dos trabalhadores que as empresas têm implementado enquanto unidades particulares de produção ou em associação com o poder público, as universidades e outras empresas, no que diz respeito à formação do trabalhador "flexível". Tais cursos visam adequar a formação dos trabalhadores às necessidades das novas tecnologias de produção, rompendo com a educação taylorista recebida nos poucos anos de escolarização desses trabalhadores. A base empírica para nossa discussão é uma pesquisa na qual investigamos as práticas pedagógicas de ampliação da escolaridade realizadas por dez empresas das regiões do Vale do Rio Pardo e da grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estudo revela que o currículo dessas práticas, especialmente o currículo em ação ao qual aqui damos destaque, funciona como instrumento de apropriação das capacidades subjetivas dos trabalhadores. Procuramos demonstrar também que essas práticas pedagógicas contribuem para o deslocamento do trabalho prescrito para o terreno da missão da empresa.

Palavras-chave : Educação e trabalho; Educação de jovens e adultos; Subjetividade; Qualificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License