SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Políticas de conciliación: ajustándolas a la vida cotidiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ALMEIDA, Letícia Laurino  e  MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Manda quem pode, obedece quem tem juízo: prazer e sofrimento psíquico em cargos de gerência. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 139-157. ISSN 1516-3717.

Este artigo objetiva abordar o tema do prazer e do sofrimento psíquico presentes no trabalho dos gerentes, dando-lhes voz para falar sobre o conteúdo do seu trabalho, as relações que atravessam sua rotina profissional e o papel que o trabalho desempenha em suas vidas. Assim, primeiramente encontra-se um referencial teórico sobre o tema e após isso são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada através de entrevistas semi-estruturadas com 20 gerentes. Os resultados foram tratados segundo o método da análise de conteúdo e apontam uma grande demanda por autonomia e reconhecimento, o ressentimento pelo tempo em demasia dedicado ao trabalho, o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional e chamam a atenção para a importância das relações interpessoais no trabalho como algo capaz de fazê-los pender para uma vivência positiva ou negativa. Concluiu-se, então, que é bastante sutil a fronteira entre o prazer e o sofrimento no trabalho e que encontrar esse ajuste deve ser o grande desafio para os cientistas da administração e do trabalho, para os indivíduos que trabalham e para as organizações, que precisam assumir que os efeitos de suas ações passam pela saúde física e mental dos trabalhadores e influenciam a própria forma como a sociedade está organizada.

Palavras-chave : Psicologia; Trabalho; Gerente; Prazer; Sofrimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License