SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Políticas de conciliación: ajustándolas a la vida cotidianaTrabalho e saúde no agrobusiness paulista: estudo com colhedores manuais de cana-de-açúcar da região oeste do Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

CANIATO, Angela Maria Pires  e  LIMA, Eliane da Costa. Assédio moral nas organizações de trabalho: perversão e sofrimento. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 177-192. ISSN 1516-3717.

Este estudo pretende apresentar as articulações dos dados de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo primordial foi gerar reflexões que venham, de alguma forma, contribuir para o debate sobre as conseqüências na subjetividade do trabalho no contexto socioeconômico contemporâneo. Emerge como foco de discussão o assédio moral nas organizações de trabalho. Realiza-se uma abordagem do trabalho em termos conceituais, considerando o contexto e a historicidade como essenciais para o alcance do objetivo proposto. Explicita-se uma caracterização dos modos de produção capitalistas e, posteriormente, uma apresentação do assédio moral, de acordo com a abordagem de Mary-France Hirigoyen, bem como o de seu equivalente em Christophe Dejours. Em última instância, buscou-se demonstrar as aproximações e os distanciamentos sob essas duas perspectivas quanto ao fenômeno assédio moral no trabalho.

Palavras-chave : Trabalho; Assédio moral; Perversão; Cinismo viril; Sofrimento psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License