SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Assédio moral nas organizações de trabalho: perversão e sofrimentoA experiência de afastamento do trabalho por adoecimento vivenciada como processo de ruptura ou continuidade nos modos de viver índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

RUMIN, Cassiano Ricardo; NAVARRO, Vera Lucia  e  PERIOTO, Nelson Wanderley. Trabalho e saúde no agrobusiness paulista: estudo com colhedores manuais de cana-de-açúcar da região oeste do Estado de São Paulo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 193-207. ISSN 1516-3717.

Este artigo é resultado de pesquisa realizada com trabalhadores rurais empregados no corte da cana-de-açúcar. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar, a partir da análise do processo de trabalho, as condições laborais na colheita da cana-de-açúcar e relacioná-las aos problemas de saúde relatados pelos trabalhadores. Os dados foram obtidos através de observações diretas do processo de trabalho, de documentação fotográfica e de entrevistas semidirigidas. Foram realizadas sete visitas ao campo e entrevistados 11 cortadores manuais de cana-de-açúcar (quatro mulheres e sete homens) com idades entre 24 e 63 anos, todos residentes no município de Pacaembu (SP); foi também entrevistado um profissional de saúde do município. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Os resultados demonstraram que a ação combinada da intensificação do trabalho e o aumento da dificuldade na execução de algumas tarefas podem determinar, ao trabalhador, elevação na ocorrência de adoecimentos relacionados à atividade laborativa; tais adoecimentos são expressos por cãibras constantes, por afecções do sistema osteomuscular (lesões por esforços repetitivos, bursites, tendinites, lesões na coluna vertebral) e pelas desidratações; mesmo quando o trabalho não ocasiona dano físico ele deixa suas marcas por meio do sofrimento psíquico.

Palavras-chave : Trabalho rural; Cortadores de cana-de-açúcar; Saúde do trabalhador; Trabalhadores rurais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License