SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Work and health in São Paulo state agribusiness: a study on sugar cane manual harvesters in the western region of São Paulo stateToyotism and the "capture" of subjectivity of labour on global capitalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

RAMOS, Márcia Ziebell; TITTONI, Jaqueline  and  NARDI, Henrique Caetano. A experiência de afastamento do trabalho por adoecimento vivenciada como processo de ruptura ou continuidade nos modos de viver. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 209-221. ISSN 1516-3717.

O presente estudo problematiza os processos de subjetivação a partir da experiência de afastamento do trabalho por adoecimento em trabalhadores de um hospital público de Porto Alegre (RS). Discutem-se as experiências desses trabalhadores que se encontram no período de reintegração ao trabalho com o objetivo de analisar os processos de ruptura/continuidade produzidos nessas situações. Do ponto de vista conceitual, tomamos a noção de acontecimento-ruptura como operador analítico para compreender os efeitos do afastamento nos processos de subjetivação desses trabalhadores. Através deste estudo, pode-se perceber que, nas diferentes situações, esboça-se uma identidade de "trabalhador sem trabalho" que pressiona para a reconfiguração dos modos de viver e dos projetos de vida dos trabalhadores.

Keywords : Trabalho; Subjetividade; Reabilitação profissional; Saúde do trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License