SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The experience of being away from work due to work related diseases lived as rupture or continuity process of ways of livingProstitution and illegal activities among low-income travestis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

ALVES, Giovanni Antonio Pinto. A subjetividade às avessas: toyotismo e "captura" da subjetividade do trabalho pelo capital. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 223-239. ISSN 1516-3717.

O objetivo do ensaio é desvelar os mecanismos internos da lógica do toyotismo como nova ideologia orgânica do controle da força de trabalho e do trabalho vivo no capitalismo global. O toyotismo torna a exploração do capital mais consensual, envolvente e manipulatória. A constituição dos novos consentimentos espúrios exigidos pelo método toyota ocorre por um intenso processo de manipulação da subjetividade do trabalho vivo (que é o conteúdo da "captura" da subjetividade). A lógica manipulatória do toyotismo sob o lastro das inovações sócio-metabólicas atinge as dimensões do psiquismo humano. Apresentamos os conceitos de "inconsciente estendido" e "compressão psico-corporal" como lastro categoriais explicativos importantes da nova dinâmica psicossocial do capitalismo manipulatório.

Keywords : Trabalho; Toyotismo; Capitalismo global; Psicanálise; Estresse.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License