SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A experiência de afastamento do trabalho por adoecimento vivenciada como processo de ruptura ou continuidade nos modos de viverProstituição e atividades ilícitas entre travestis de baixa renda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ALVES, Giovanni Antonio Pinto. A subjetividade às avessas: toyotismo e "captura" da subjetividade do trabalho pelo capital. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 223-239. ISSN 1516-3717.

O objetivo do ensaio é desvelar os mecanismos internos da lógica do toyotismo como nova ideologia orgânica do controle da força de trabalho e do trabalho vivo no capitalismo global. O toyotismo torna a exploração do capital mais consensual, envolvente e manipulatória. A constituição dos novos consentimentos espúrios exigidos pelo método toyota ocorre por um intenso processo de manipulação da subjetividade do trabalho vivo (que é o conteúdo da "captura" da subjetividade). A lógica manipulatória do toyotismo sob o lastro das inovações sócio-metabólicas atinge as dimensões do psiquismo humano. Apresentamos os conceitos de "inconsciente estendido" e "compressão psico-corporal" como lastro categoriais explicativos importantes da nova dinâmica psicossocial do capitalismo manipulatório.

Palavras-chave : Trabalho; Toyotismo; Capitalismo global; Psicanálise; Estresse.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License