SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Prostituição e atividades ilícitas entre travestis de baixa rendaOs efeitos das situações de trabalho na construção do alcoolismo de pacientes militares da marinha do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

DIOGO, Maria Fernanda  e  MAHEIRIE, Kátia. Alguns sentidos atribuídos ao trabalho doméstico por serventes de limpeza. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 257-272. ISSN 1516-3717.

Buscamos neste artigo a compreensão de alguns sentidos atribuídos à esfera reprodutiva por mulheres que trabalhavam como serventes de limpeza, a partir do significado emergente em suas narrativas. Os trabalhos doméstico e remunerado assemelhavam-se, pois ambos configuravam serviços de limpeza e conservação, apesar do doméstico compreender maior quantidade e complexidade de tarefas. A partir de um estudo de caso, realizamos entrevistas individuais semi-estruturadas, tendo a perspectiva sócio-histórica como base para análise das informações. Utilizamos o método progressivo-regressivo, destacando a objetivação das subjetividades e focando a particularidade no universal. Os significados conferidos às esferas produtiva e reprodutiva ora se aproximaram, ora se distanciaram. Evidenciamos a subordinação da reprodução à produção e uma dupla jornada fisicamente desgastante. As narrativas trouxeram que as trabalhadoras eram as responsáveis pela realização do serviço doméstico, sendo por vezes "ajudadas" pelas filhas-aprendizes, reproduzindo lugares socialmente ocupados pelo masculino e pelo feminino. O fórum doméstico adquiriu significações de "fatalidade" (conseqüência "natural" das relações de gênero), repetitividade, "heroísmo", valorizando a dignidade da submissão e a abnegação feminina. Por outro lado, também apresentou um aspecto extremamente importante das relações sociais cotidianas, manifesto na noção de cuidado para com o núcleo familiar e em sentimentos de satisfação e prazer pela sua realização.

Palavras-chave : Sentidos do trabalho; Trabalho doméstico; Relações de gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License