SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Alguns sentidos atribuídos ao trabalho doméstico por serventes de limpeza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

HALPERN, Elizabeth Espindola; FERREIRA, Salette Maria Barros  e  SILVA FILHO, João Ferreira da. Os efeitos das situações de trabalho na construção do alcoolismo de pacientes militares da marinha do Brasil. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 273-286. ISSN 1516-3717.

O alcoolismo entre os militares passou a ser objeto de atenção especial na Marinha do Brasil a partir da criação do Centro de Dependência Química (CEDEQ), em 1997, quando se constatou que ele era um problema relevante na vida militar. Este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de observações feitas com os pacientes do CEDEQ, analisa, criticamente, os fatores que participam na construção do transtorno alcoólico que os acomete. Os seus fatores determinantes parecem ir além dos relativos à sua dimensão intra-psíquica, abarcando questões referentes à própria instituição militar. Conclui-se que a fácil disponibilidade do álcool, sobretudo em razão da existência de uma cultura e tradição navais que são favoráveis ao seu consumo, facilitam o uso pesado.

Palavras-chave : Alcoolismo; Militares; Saúde do trabalhador; Condições de trabalho; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License