SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Notas sobre a experiência de trabalho fabril contemporânea: um estudo de caso em uma metalúrgica no ABC paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

FAVERO, Eveline  e  SARRIERA, Jorge Castellá. Extensão rural e intervenção: velhas questões e novos desafios para os profissionais. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 1-16. ISSN 1516-3717.

O artigo discute os desafios do contexto rural com os quais se deparam cotidianamente diferentes profissionais envolvidos com a prática da extensão. Utilizou-se a análise argumentativa como método para o tratamento dos dados, os quais foram coletados por meio da gravação de assembleia com alunos e ex-alunos do Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM, realizada no ano de 2005 em santa Maria, RS. O evento fez parte da programação do seminário comemorativo aos 30 anos de criação do curso. Participaram dele 23 pessoas. Os resultados do estudo foram divididos em três categorias de análise: a realidade rural, o perfil do extensionista e a formação em extensão rural. Cabe destacar que o meio rural não se configura como um espaço essencialmente agrícola. Logo, a preocupação do extensionista pura e exclusivamente com a técnica pode não estar sendo suficiente para atender a diversidade de necessidades de um novo contexto pluriativo e heterogêneo. O trabalho interdisciplinar e a formação adequada configuram-se em desafios a serem alcançados pelos profissionais da área, além de que profissões como a psicologia podem ampliar seu campo de atuação e oferecer sua contribuição de modo a responder adequadamente às diferentes necessidades da população rural.

Palavras-chave : Extensão rural; Psicologia; Intervenções.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License