SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Violence in the work: the possible relationships between assaults and PTSD in drivers and conductors from a public transport companyDomestic child labour: bio-socio-economic profile and configuration of the activity in the city of João Pessoa, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

GOULART, Patrícia Martins. O significado do trabalho: delimitações teóricas (1955-2006). Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 47-55. ISSN 1516-3717.

Você continuaria trabalhando se ganhasse na loteria? Da década de 50 até o presente momento, foram realizadas várias investigações, em nível nacional e internacional, sobre o significado do trabalho, as quais fornecem pistas para uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto. É nossa intenção, com base em informações pesquisadas na literatura das ciências sociais, desenvolver uma delimitação teórica sobre o significado do trabalho, com foco no mundo do trabalho do século XXI. O método de levantamento de informações consistiu de consulta a autores cujas bibliografias abordam os seguintes aspectos do tema em questão: trabalho, significado, experiência de trabalho, fordismo e pós-fordismo. As obras foram acessadas através de meios impressos e digitais e registradas conforme sua ordem cronológica de publicação. Foram analisadas pesquisas publicadas no período entre 1955 e 2006. Esses textos indicam que o significado do trabalho conserva as funções instrumental (via para obter ingressos) e expressiva (um fim em si mesmo), considerando diferentes matizes no que se refere ao tipo de atividade laboral realizada, à faixa etária e ao nível de renda dos sujeitos. No cenário pós-fordista, observa-se uma ênfase no caráter instrumental do valor do trabalho, algo que parece distanciar-se do que ocorrera nos anos 80, quando predominava o paradigma fordista. A partir dos anos 2000, nota-se uma aproximação entre o significado do trabalho e as condições em que ele se realiza.

Keywords : Trabalho; Significado; Pós-fordismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License