SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Domestic child labour: bio-socio-economic profile and configuration of the activity in the city of João Pessoa, BrazilFlexibilization of the managerial discourse as a strategy to legitimate the power of companies in the age of toyotism: a discussion based on daily workers' experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

ALBORNOZ, Suzana Guerra. Jogo e trabalho: do homo ludens, de Johann Huizinga, ao ócio criativo, de Domenico De Masi. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 75-92. ISSN 1516-3717.

Este estudo propõe-se a discutir as relações entre jogo e trabalho, em uma perspectiva histórica, tendo como marco inicial a marcante obra erudita Homo ludens, de Johann Huizinga, e o livro mais recente e polêmico, Ócio criativo, de Domenico De Masi. A discussão apenas começa, no entanto, para compreensão das novas situações que se criam no atual momento da humanidade, parece-nos promessa de um caminho fértil esse em que se mostra o mundo do trabalho como afim e próximo ao do jogo, quando antes, ao contrário, essa aproximação fazia-se na direção inversa, como a do mundo do jogo que se abria para os nexos da profissionalização e da regra do trabalho.

Keywords : Jogo; Trabalho; Ócio criativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License