SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Trabalho infantil doméstico: perfil bio-sócio-econômico e configuração da atividade no município de João Pessoa, PBFlexibilização do discurso de gestão como estratégia para legitimar o poder empresarial na era do toyotismo: uma discussão a partir da vivência de trabalhadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

ALBORNOZ, Suzana Guerra. Jogo e trabalho: do homo ludens, de Johann Huizinga, ao ócio criativo, de Domenico De Masi. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 75-92. ISSN 1516-3717.

Este estudo propõe-se a discutir as relações entre jogo e trabalho, em uma perspectiva histórica, tendo como marco inicial a marcante obra erudita Homo ludens, de Johann Huizinga, e o livro mais recente e polêmico, Ócio criativo, de Domenico De Masi. A discussão apenas começa, no entanto, para compreensão das novas situações que se criam no atual momento da humanidade, parece-nos promessa de um caminho fértil esse em que se mostra o mundo do trabalho como afim e próximo ao do jogo, quando antes, ao contrário, essa aproximação fazia-se na direção inversa, como a do mundo do jogo que se abria para os nexos da profissionalização e da regra do trabalho.

Palabras clave : Jogo; Trabalho; Ócio criativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License