SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Play and work: from Homo ludens, by Johann Huizinga, to Creative leisure, by Domenico De MasiThe meaning of life and the stress in professorship: a correlational study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

BERNARDO, Márcia Hespanhol. Flexibilização do discurso de gestão como estratégia para legitimar o poder empresarial na era do toyotismo: uma discussão a partir da vivência de trabalhadores. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 93-109. ISSN 1516-3717.

Nas últimas décadas, tem-se observado nos meios de comunicação e, sobretudo, na literatura de gestão empresarial, o predomínio de um discurso que afirma a superação do rígido taylorismo-fordismo por um modelo de organização do trabalho mais flexível, que também seria mais humanizado. Tal discurso assimila temas que, historicamente, fizeram parte das reivindicações de trabalhadores organizados, tais como participação, trabalho em equipe e autonomia. Considerando esse contexto, o presente artigo inicia-se com uma discussão sobre o papel do discurso de gestão empresarial na difusão do atual "espírito do capitalismo", destacando a vinculação da ideia de flexibilidade divulgada com o modelo de organização do trabalho denominado como toyotismo. A partir dos resultados de uma pesquisa que focalizou a vivência de trabalhadores em duas montadoras de automóveis, discute algumas características do poder empresarial na atualidade e o papel do discurso de gestão na legitimação desse poder. Também apresenta exemplos de táticas utilizadas pelos trabalhadores que se configuram como uma rede de antidisciplina, que se opõem ao poder empresarial. Conclui que a almejada legitimação do modelo de organização do trabalho toyotista não é conseguida plenamente pelas empresas focalizadas na pesquisa devido ao contraste entre discurso e prática.

Keywords : Flexibilização; Toyotismo; Gestão empresarial; Organização do trabalho; Poder.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License