SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Flexibilization of the managerial discourse as a strategy to legitimate the power of companies in the age of toyotism: a discussion based on daily workers' experienceAn analysis of the pressure at work, the liberty and the social support in servants of a court of justice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SILVA, Joilson Pereira da; DAMASIO, Bruno Figueiredo  and  MELO, Suéllen Alencar. O sentido de vida e o estresse do professorado: um estudo correlacional. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 111-122. ISSN 1516-3717.

O presente estudo teve como principal objetivo realizar um levantamento acerca dos índices de estresse percebido entre professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da cidade de Campina Grande, PB, além de analisar como o estresse percebido correlaciona-se com os índices de sentido de vida. A amostra foi composta por 517 professores escolares das redes pública e particular, de ambos os sexos. Os resultados apontam que o índice de estresse percebido é relativamente alto, entretanto, é amplamente mediado pelos índices de sentido de vida. Conclui-se que a realização existencial é um aspecto que proporciona uma melhor adaptação ao cotidiano potencialmente estressor ao modificar a percepção do evento ou modificando as estratégias de enfrentamento, potencializando a saúde mental desses profissionais.

Keywords : Estresse; Professores; Sentido de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License