SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1The meaning of life and the stress in professorship: a correlational study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SILVA, Rogério Rodrigues da. Uma análise da pressão no trabalho, da liberdade e do apoio social entre servidores de um tribunal. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 123-135. ISSN 1516-3717.

O artigo aborda a questão do estresse entre servidores de um tribunal, por meio da análise d a pressão no trabalho, do nível de liberdade na atividade e do apoio social. Foi aplicada a escala reduzida job stress scale, validada para o Brasil. Participaram do estudo 131 homens e 134 mulheres, todos servidores públicos concursados. Os resultados apontam para três questões. A primeira é que há uma moderada percepção de pressão e de liberdade no trabalho dos servidores. Uma segunda aponta para as ótimas relações entre colegas e chefia no trabalho, independente de gênero ou do cargo ocupado. A última está relacionada ao fato de que a pressão no trabalho, embora moderada, é maior entre os gerentes, que estão mais sujeitos aos jogos políticos e de poder na instituição, em comparação aos que não ocupam essa posição.

Keywords : Estresse; Servidores públicos; Judiciário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License