SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2LER e planos de demissão voluntária: trajetórias de dor e sofrimento entre bancários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

MERLO, Álvaro Roberto Crespo  y  MENDES, Ana Magnólia Bezerra. Perspectivas do uso da psicodinâmica do trabalho no Brasil: teoria, pesquisa e ação. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 141-156. ISSN 1516-3717.

Este artigo tem a intenção de refletir sobre o uso da psicodinâmica do trabalho no Brasil como teoria e método, e como tal, o papel que vem desempenhando para a compreensão das relações entre a saúde mental e o trabalho. Trata-se de uma abordagem preliminar e exploratória, que teve como base 79 artigos, dissertações, teses e outras publicações que apontam o modo como a psicodinâmica do trabalho vem sendo referenciada. Observa-se que, na grande maioria das vezes, a psicodinâmica é usada apenas como referencial teórico, sem terem sido seguidos os passos propostos no método para a investigação. Considera-se que, apesar de suas categorias teóricas serem amplamente utilizadas por pesquisadores brasileiros, ainda há um grande desconhecimento da potencialidade que oferece esse instrumento, enquanto método e possível prática, para o avanço do conhecimento neste campo de pesquisa e sua aplicação.

Palabras clave : Sofrimento psíquico; Processo de trabalho; Saúde mental; Método.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License