SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2LER e planos de demissão voluntária: trajetórias de dor e sofrimento entre bancáriosSentidos do trabalho contemporâneo: as trajetórias identitárias como estratégia de investigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RIGOTTO, Raquel Maria  e  MACIEL, Regina Heloisa. Da excelência ao lixo: humilhação, assédio moral e sofrimento de trabalhadores em fábricas de calçados no Ceará. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 173-187. ISSN 1516-3717.

Este artigo tem como objetivo discutir a vivência de humilhação e de sofrimento de trabalhadores da indústria calçadista com histórias de acidentes ou de adoecimento do trabalho, e também de competência e dedicação à empresa. É parte dos resultados da pesquisa "Violência e trabalho: acidentes de trabalho e humilhação na indústria calçadista do Ceará". A discussão fundamenta-se nos relatos de três trabalhadores de duas fábricas de calçados de grande porte instaladas no Ceará, selecionados entre 20 entrevistados com histórias de humilhação e constrangimento. Os resultados mostram que, no caso desses trabalhadores, a competência e a dedicação ao trabalho, resultantes da introjeção do ideal de excelência exigido nas empresas, levaram a uma maior exposição aos riscos presentes no ambiente de trabalho. Uma vez com a capacidade produtiva limitada, o trabalhador torna-se, então, alvo frequente de situações de humilhação e constrangimento - compondo um quadro de assédio moral. Essa vivência faz com que o trabalhador sinta-se traído, desprezado e descartado pela empresa, apesar de seu esforço e dedicação a ela. Isso tem sido apontado como um dos elementos importantes de intensificação do sofrimento físico e mental.

Palavras-chave : Assédio moral; Humilhação; Acidentes de trabalho; Trabalhador da indústria calçadista; Ideal de excelência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License