SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Sentidos do trabalho contemporâneo: as trajetórias identitárias como estratégia de investigaçãoOlhar, ser olhado e olhar-se: notas sobre o uso da fotografia na pesquisa em psicologia social do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

RIBEIRO, Marcelo Afonso. A trajetória da carreira como construção teórico-prática e a proposta dialética da carreira psicossocial. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 203-216. ISSN 1516-3717.

A carreira é um constructo teórico-prático formado por duas dimensões interligadas (administrativa e psicossocial) que surgiu no início do século XX e tem sido estudada pelas ciências da gestão e pelas ciências do trabalho. Foi tradicionalmente associada às empresas e instituições e definida, respectivamente, como carreira organizacional ou desenvolvimento vocacional; e também como não-carreira quando sua forma de construção das trajetórias laborais não atendia a esses modelos. Com a flexibilização, heterogeneização e complexificação do mundo do trabalho ao final do século XX, a carreira sofreu mudanças em sua estrutura, concepção e desenvolvimento, gerando a fragmentação da carreira organizacional e sua ampliação para além dos limites das empresas, alcançando o mundo do trabalho como um todo. O presente artigo, de natureza teórica, teve como objetivo analisar e tentar compreender o que tem sido definido como carreira desde sua gênese e propor alternativas futuras. Como resultado do trabalho, foi reconstruída sinteticamente a trajetória da carreira como um constructo teórico-prático e foram analisadas as principais formas de compreensão e estruturação da carreira já desenvolvidas, sendo proposta uma possibilidade de concepção dialética através do conceito de carreira psicossocial.

Palavras-chave : Carreira; Orientação profissional; Dialética; Identidade; Carreira psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License