SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Micro productive chains and the nanoeconomy: rethinking decent workSearching for the "lost links": settlement project and identification ways amongst settled rural workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

OLIVEIRA, Fábio de  and  LEIRNER, Ana Novinsky. Relações de trabalho, processos cotidianos e empreendimentos de economia solidária: duas experiências do Programa Oportunidade Solidária. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 243-256. ISSN 1516-3717.

O objetivo da pesquisa foi compreender o desenvolvimento de empreendimentos econômicos solidários tendo como foco de análise as relações cotidianas de trabalho. A pesquisa investigou, através de observações e de quatro entrevistas semi-estruturadas, dois empreendimentos criados por participantes do Programa Oportunidade Solidária da Prefeitura Municipal de São Paulo. A partir do trabalho de campo realizado, foi possível conhecer: o modo de funcionamento de cada empreendimento, sua divisão do trabalho e as principais características das relações cotidianas de trabalho e dos processos de tomada de decisões. Além disso, foi possível reconhecer alguns dos problemas enfrentados por esses empreendimentos e as soluções coletivamente construídas para lidar com eles, como estratégias, práticas e regras singulares.

Keywords : Relações cotidianas de trabalho; Cotidiano; Autogestão; Cooperativismo; Políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License