SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Work relations, everyday processes, and popular economics enterprises: the Solidarity Opportunity Program experienceRestructuring of labor temporality from the discourse of tourism workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. Em busca de "elos perdidos": projeto de assentamento e modos de identificação entre trabalhadores rurais assentados. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 257-270. ISSN 1516-3717.

Diante das transformações do mundo do trabalho rural, a organização de assentamentos rurais com base na agroecologia e no associativismo aparece como possibilidade para garantir a reprodução social dos trabalhadores rurais. Que caminhos percorrem esses sujeitos no traçado de suas vidas ao procurem atender tanto as exigências formais dos projetos de assentamento, quanto as suas necessidades de sobrevivência? O artigo trata essa questão a partir de um recorte específico: o de refletir sobre os motivos, os critérios e os valores que informaram a configuração da estrutura organizativa - a formação dos núcleos de trabalhadores - no momento da legalização de um determinado assentamento. Entendendo identidade como preparação e confrontando informações obtidas por meio de análise documental, da realização de observações diretas e de entrevistas individuais e coletivas, analisei o processo de nucleação considerando as características do projeto de assentamento e as dos trabalhadores rurais assentados e procurando perceber a existência de prováveis relações com os sentidos atribuídos pelos trabalhadores à cooperação.

Keywords : Trabalho rural; Cooperação; Modos de identificação; Assentamento rural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License