SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Searching for the "lost links": settlement project and identification ways amongst settled rural workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

AQUINO, Cássio Adriano Braz de. Reestruturação da temporalidade laboral a partir do discurso dos trabalhadores do turismo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 271-283. ISSN 1516-3717.

O artigo discute as evidências da configuração da temporalidade na percepção dos trabalhadores do turismo, tomando como elemento mais relevante dessa escolha o fato de o trabalho desses profissionais ocorrer no tempo liberado dos trabalhadores tradicionais. A investigação, de base qualitativa, foi realizada com profissionais que atuavam em atividades de lazer e foi composta por 12 entrevistas nas quais foram abordadas questões relativas ao vínculo laboral e à relação com a vivência de uma temporalidade "atípica" ante o modelo de temporalidade estável que prevaleceu na sociedade industrial. Os resultados indicam que a reconfiguração da estrutura temporal, tomada como uma tendência generalizada e que extrapola esse setor específico da economia, tem impacto no ordenamento social, mas não minimiza a prevalência do trabalho como atividade central em tal organização.

Keywords : Tempo; Trabalho; Turismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License