SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Is work a life project for young people?“Female warriors”: feminine identity and occupational identity among street vendors in the city of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

LIMA, Jacob Carlos. A terceirização e os trabalhadores: revisitando algumas questões. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 17-26. ISSN 1516-3717.

O objetivo deste artigo é introduzir a questão da terceirização e suas consequências para os trabalhadores. Apesar de não se constituir em novidade no capitalismo, uma vez que formas de subcontratação sempre estiveram presentes na produção industrial e mesmo de serviços, a externalização de atividades atingiu um grau sem precedentes no contexto do capitalismo flexível. Forma de redução de custos e aumento da competitividade empresarial, no geral, tem significado para os trabalhadores precarização do trabalho e das relações de emprego. Entretanto, esse processo é diversificado e complexo. Para discutir essa diversidade e seus efeitos para os trabalhadores, revisitamos de forma breve algumas questões como a reespacialização da produção e a imaterialidade de serviços e situações pontuais tais como a utilização de cooperativas de trabalho, novas e velhas ocupações como a construção civil e o telemarketing e as formas de diferenciação/estigmatização dos trabalhadores em grandes empresas conforme o tipo de contrato.

Keywords : Terceirização; Subcontratação; Precarização do trabalho.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License