SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1“Female warriors”: feminine identity and occupational identity among street vendors in the city of São PauloChild work in the street author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

BRANDT, Juan Adolfo  and  SILVA, Aílton Amélio da. A conversação no contexto das relações assimétricas no trabalho organizado. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 43-58. ISSN 1516-3717.

Neste artigo desenvolvemos considerações a respeito da conversação entre ocupantes de cargos de liderança e os seus subordinados na linha hierárquica, dentro das organizações do trabalho. Inicialmente apresentamos algumas conclusões que obtivemos a respeito das relações assimétricas no trabalho organizado mediante a análise dos conteúdos que foram trabalhados em pesquisas envolvendo grupos de supervisores de equipe. Realizamos ainda um debate sobre o campo teórico da conversação, focalizando sua especificidade no trabalho organizado. Para facilitar a compreensão dos temas que colocamos em debate, incluímos também a análise de algumas cenas de um filme que trata do cotidiano das organizações empresariais. Finalmente, chegamos a conclusões relevantes para a ampliação da compreensão das dificuldades presentes na conversação entre líderes e subordinados, ao debatermos sobre a repercussão que ocorre nessas situações quando temos simultaneamente a assimetria na relação e a perda da confiabilidade do líder.

Keywords : Liderança; Organizações; Relações assimétricas; Análise da conversação; Grupos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License