SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O trabalho infantil na ruaTempo livre e humanização: dúvidas e esperanças ante as novas possibilidades de lazer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SELIG, Gabrielle Ana  e  VALORE, Luciana Albanese. Imagens da aposentadoria no discurso de pré-aposentados: subsídios para a orientação profissional. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 73-87. ISSN 1516-3717.

O estudo investiga imagens e expectativas concernentes à aposentadoria no discurso de trabalhadores de classe média em vias de se aposentarem, com o objetivo de identificar aspectos a serem abordados em programas de orientação profissional junto a essa população. Adotou-se uma metodologia qualitativa, referenciada na análise do discurso, e o instrumento utilizado consistiu em uma entrevista semiestruturada elaborada especialmente para a pesquisa. As principais recorrências encontradas foram: a relação de continuidade entre a aposentadoria e a inserção no sistema produtivo; a vinculação da identidade ao exercício de uma ocupação; o trabalho como principal organizador do tempo; a preocupação referente à condição econômica futura. Considerando-se o aumento da longevidade, a necessidade frequente de continuidade da vida laboral para a sobrevivência financeira e o reconhecimento social, conclui-se que a orientação profissional antes da aposentadoria ganha relevância, principalmente, no que diz respeito à construção de novas escolhas e projetos de vida, ao redimensionamento das imagens vinculadas à condição de aposentado e à reflexão sobre a relação identidade-trabalho.

Palavras-chave : Aposentadoria; Orientação profissional; Projeto de vida; Trabalho e identidade; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License