SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Tempo livre e humanização: dúvidas e esperanças ante as novas possibilidades de lazerTrajetórias de mulheres atuantes em pequenos abatedouros de animais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

AMATO, Tatiana de Castro et al. Trabalho, gênero e saúde mental: uma pesquisa quantitativa e qualitativa entre bombeiros. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 103-118. ISSN 1516-3717.

Este estudo objetivou avaliar os indicadores de saúde mental dos bombeiros e os fatores que a influenciam, destacando as diferenças entre as mulheres e os homens. Trata-se de um estudo exploratório que articulou métodos quantitativos e qualitativos. Na primeira etapa, avaliou-se através de instrumentos psicológicos a saúde mental geral, depressão, estresse, ansiedade, desesperança, ideação suicida e consumo de álcool. Participaram dessa fase 303 bombeiros, sendo 277 homens e 26 mulheres. Na segunda etapa, as entrevistas foram avaliadas através da análise de conteúdo, feitas com 37 bombeiros, entre os quais 18 eram homens e 19 mulheres. Os indicativos de depressão, estresse, comprometimentos em saúde mental geral prevaleceram para a amostra feminina. Os discursos de homens e de mulheres se organizaram diferentemente, tanto nas queixas sobre o trabalho e a vida pessoal e social, como nas consequências percebidas para a vida e a saúde. Conclui-se que as influências de aspectos do trabalho, do indivíduo e de sua vida social provavelmente contribuem para a saúde mental de bombeiros, de forma não hierárquica e complexa. Da mesma maneira, cada um desses fatores pode influenciar um ao outro dinamicamente.

Palavras-chave : Gênero; Saúde mental; Trabalho; Bombeiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License