SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Trajetórias de mulheres atuantes em pequenos abatedouros de animais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GRADELLA JUNIOR, Osvaldo. Sofrimento psíquico e trabalho intelectual. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 133-148. ISSN 1516-3717.

Este estudo tem como objetivo compreender se o trabalho intelectual propicia condições de surgimento do sofrimento psíquico no docente universitário em uma instituição pública de ensino superior. Utiliza-se dos pressupostos filosóficos do materialismo histórico, do trabalho enquanto categoria nuclear de análise sobre os fenômenos humanos, bem como das categorias de trabalho alienado e trabalho intelectual. Recorre-se também à categoria de doença mental enquanto produção social. Os sujeitos da pesquisa são docentes com contratos de trabalho em regime de dedicação exclusiva (RDIDP). Utiliza-se como instrumento de coleta de dados questionário com questões fechadas e abertas, de caráter opinativo. As respostas foram categorizadas e analisadas qualitativamente e não se teve pretensão de conferir tratamento estatístico aos dados. Entretanto, tendo em vista a sua melhor visualização, são apresentados percentuais do conjunto de casos, entre os quais, cerca de um terço (29,6%) apresentam algum problema de saúde após o ingresso na universidade. Desses, 15,5% são relacionados à organização do trabalho, 5,6% às condições de trabalho e 2,8% concomitantemente às condições e à organização do trabalho. Os resultados apontam que a organização do trabalho em uma universidade pública mostrou-se não só como espaço de produção do sofrimento psíquico, como também de alienação.

Palavras-chave : Sofrimento psíquico; Trabalho intelectual; Trabalho alienado; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License