SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Learning induced by instruction in context of organizations and work: a critical literature analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

ROA, Felipe Andres Calderon  and  HUR, Domenico Uhng. Grupos de geração de renda no Curso Pré-Vestibular Psico-USP: uma experiência de autogestão em um cursinho popular. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 163-175. ISSN 1516-3717.

Este artigo visa a relatar o projeto de geração de renda com grupos autogestionados realizado no ano de 2001 com alunos desempregados do Curso Pré-Vestibular Psico-USP. A proposta foi experimentar o modelo cooperativo no espaço de um cursinho popular para fomentar a criação de atividades que gerassem renda aos alunos, com o intuito de garantir sua subsistência financeira enquanto estudavam para o vestibular. Apresentamos a experiência de três grupos de trabalho: a) de preparo e comercialização de alimentos; b) de ensino; e c) de produção de itens derivados do papel reciclado. Devido às dificuldades enfrentadas, a participação diminuiu e os dois primeiros grupos dissolveram-se, restando apenas o último. Desse modo, discutimos o processo vivenciado e a parceria estabelecida entre o grupo produtor de papel reciclado e uma multinacional que encomendou a fabricação de dois produtos. Analisamos a experiência dos grupos refletindo sobre as dificuldades de superação da heteronomia como forma de organização instituída na sociedade por modelos instituintes de trabalho, horizontalizados e de autogestão, numa práxis que possa ir além da lógica do capitalismo.

Keywords : Economia solidária; Autogestão; Cursinho popular; Psicologia social; Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License