SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Grupos de geração de renda no Curso Pré-Vestibular Psico-USP: uma experiência de autogestão em um cursinho popularO trabalho do deficiente como fator de desenvolvimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

ZERBINI, Thaís  y  ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 177-193. ISSN 1516-3717.

O atendimento às novas exigências do mercado de trabalho, caracterizado por transformações sociais e tecnológicas, exige que as organizações que compõem o sistema produtivo desenvolvam estratégias de atualização contínua de suas competências organizacionais e individuais. Além disso, é fato que um dos grandes desafios do Brasil é promover o desenvolvimento sustentável econômico e social em diversas regiões. Programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal (TD&E) nas empresas e de formação e qualificação profissional em ambiente aberto contribuem para que esse desenvolvimento ocorra. Torna-se necessário entender, portanto, como ocorrem os processos de aprendizagem e, principalmente, de transferência de aprendizagem para diferentes ambientes corporativos e profissionais. O presente artigo pretende contribuir com a área de psicologia organizacional e do trabalho, ao apresentar uma análise crítica da literatura sobre o processo de aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho. Para tanto, são discutidos os conceitos, as teorias e as abordagens relacionadas ao processo de aprendizagem humana no trabalho, com ênfase na aprendizagem induzida pela instrução. Analisam-se também os conceitos e as características dos processos formais que promovem a aprendizagem induzida no trabalho: ações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, formação e qualificação profissional.

Palabras clave : Aprendizagem humana; Aprendizagem induzida; Treinamento; Desenvolvimento; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License