SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The work of the handicap as a development factorThe work of the community healthcare agent and the basic healthcare policy in São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

GAMA, Carlos Alberto Pegolo da  and  KODA, Mirna Yamazato. Cooperativismo e reciclagem de resíduos sólidos: uma reflexão a partir da psicanálise de grupos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 209-224. ISSN 1516-3717.

O presente artigo tem como objetivo refletir a respeito de uma intervenção da área de psicologia comunitária em uma cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos. A intervenção inseriu-se em um projeto mais amplo, que envolvia as áreas de engenharia, administração e pró-reitoria comunitária. A intervenção da psicologia consistiu em entrevistas individuais, apoio psicossocial aos cooperados, realização de um grupo operativo que envolvia todos os cooperados e o acompanhamento das assembleias gerais da cooperativa. O grupo operativo tinha como objetivo abordar as dificuldades vividas no cotidiano de trabalho do grupo em questão. Realizamos a análise dessa intervenção tendo como referencial teórico a psicanálise de grupos. Levantamos a hipótese de que o significante "lixo" poderia funcionar como um organizador psíquico grupal. Haveria uma oscilação no grupo entre a representação do lixo (inútil, sujo, indesejável) e a representação dos resíduos sólidos e material reciclável (recurso útil, cuidado ambiental, ecologia). Tal hipótese nos levou a desenvolver intervenções que pudessem, a partir de ações concretas junto ao grupo, explicitar e integrar esses aspectos dissociados: por um lado, a vivência de grande desvalorização e desamparo, por outro, uma potência de crescimento, organização e desenvolvimento.

Keywords : Cooperativismo; Psicologia social; Psicanálise de grupos; Reciclagem de resíduos sólidos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License