SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O trabalho do deficiente como fator de desenvolvimentoO trabalho do agente comunitário de saúde e a política de atenção básica em São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GAMA, Carlos Alberto Pegolo da  e  KODA, Mirna Yamazato. Cooperativismo e reciclagem de resíduos sólidos: uma reflexão a partir da psicanálise de grupos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 209-224. ISSN 1516-3717.

O presente artigo tem como objetivo refletir a respeito de uma intervenção da área de psicologia comunitária em uma cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos. A intervenção inseriu-se em um projeto mais amplo, que envolvia as áreas de engenharia, administração e pró-reitoria comunitária. A intervenção da psicologia consistiu em entrevistas individuais, apoio psicossocial aos cooperados, realização de um grupo operativo que envolvia todos os cooperados e o acompanhamento das assembleias gerais da cooperativa. O grupo operativo tinha como objetivo abordar as dificuldades vividas no cotidiano de trabalho do grupo em questão. Realizamos a análise dessa intervenção tendo como referencial teórico a psicanálise de grupos. Levantamos a hipótese de que o significante "lixo" poderia funcionar como um organizador psíquico grupal. Haveria uma oscilação no grupo entre a representação do lixo (inútil, sujo, indesejável) e a representação dos resíduos sólidos e material reciclável (recurso útil, cuidado ambiental, ecologia). Tal hipótese nos levou a desenvolver intervenções que pudessem, a partir de ações concretas junto ao grupo, explicitar e integrar esses aspectos dissociados: por um lado, a vivência de grande desvalorização e desamparo, por outro, uma potência de crescimento, organização e desenvolvimento.

Palavras-chave : Cooperativismo; Psicologia social; Psicanálise de grupos; Reciclagem de resíduos sólidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License