SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Cooperativismo e reciclagem de resíduos sólidos: uma reflexão a partir da psicanálise de gruposEmoções e trabalho: estudo sobre a influência do status e do sexo na atribuição de afetos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval  e  NEVES, Tatiana Freitas Stockler das. O trabalho do agente comunitário de saúde e a política de atenção básica em São Paulo, Brasil. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 225-240. ISSN 1516-3717.

O artigo analisa parte de pesquisa participante em Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo, Brasil, cujo objetivo é compreender aspectos da implementação do Programa de Saúde da Família (PSF) como política pública de atenção primária no embate com modelo médico-assistencial hegemônico no país. Expõe elementos de possível articulação entre pesquisa interventiva participante e formação em serviço, conformando proposta de pesquisa em que a colaboração dos participantes define seus rumos e desdobramentos. Por fim, apresenta duas situações exemplares do cotidiano da UBS, priorizando: a) dimensão política das relações de saber-poder nas equipes de PSF e destas equipes com outros profissionais da unidade e b) dimensão ideológica por meio das representações de si e dos outros nas relações de trabalho, contemplando a dinâmica do par identidade/alteridade. A análise revela, entre outros, a centralidade do agente comunitário de saúde (ACS), a quem se atribui papel de intermediário entre sistema público de saúde e população usuária dos bairros/comunidades pobres da cidade. Esse lugar de fronteira dos ACSs sofre e denuncia contradições e tensões de uma política cujas metas são definidas à revelia da experiência/saberes populares e que, concretamente, reforça os lugares de saber-poder estatais.

Palavras-chave : Políticas públicas; Saúde; PSF; Agente comunitário de saúde; Pesquisa participante; Cotidiano de trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License