SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The work of the community healthcare agent and the basic healthcare policy in São Paulo, BrazilPleasure and suffering in social work of educators with homeless adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

GONDIM, Sônia Maria Guedes et al. Emoções e trabalho: estudo sobre a influência do status e do sexo na atribuição de afetos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 241-258. ISSN 1516-3717.

O estudo explorou as atribuições de emoções a supervisores e empregados em interação de trabalho em três países distintos. A fundamentação teórica apoiou-se na abordagem interacional social das emoções de Kemper e nos estudos de Algoe, Buswell e Delamater. Participaram 238 pessoas: 100 da Espanha, 38 da Inglaterra e 100 do Brasil, sendo 73 homens e 158 mulheres (7 não identificaram o sexo). O objetivo foi investigar se informações de status (supervisor ou empregado) e sexo (homem ou mulher) dos atores influenciavam nas atribuições de emoções a supervisores e empregados e se variavam conforme país e experiência de trabalho. Foram utilizadas 4 condições experimentais, variando sexo e status. Estudos anteriores concluíram que o status exerce maior influência que o sexo nas atribuições de emoções em interações de trabalho. Os resultados do presente estudo sinalizam que a interação no trabalho é percebida nos três países como harmoniosa, embora as atribuições de emoções positivas aos supervisores tenham sido mais frequentes, o que revela a importância do status profissional. Mulheres atribuíram mais afetos negativos à interação no trabalho do que os homens. A expressão facial de tristeza foi a mais relacionada a supervisores e empregados, embora para supervisores estivesse associada à seriedade e ao distanciamento emocional.

Keywords : Emoções no trabalho; Atribuições de afetos; Pesquisa intercultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License