SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O trabalho do agente comunitário de saúde e a política de atenção básica em São Paulo, BrasilPrazer e sofrimento no trabalho dos educadores sociais com adolescentes em situação de rua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

GONDIM, Sônia Maria Guedes et al. Emoções e trabalho: estudo sobre a influência do status e do sexo na atribuição de afetos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 241-258. ISSN 1516-3717.

O estudo explorou as atribuições de emoções a supervisores e empregados em interação de trabalho em três países distintos. A fundamentação teórica apoiou-se na abordagem interacional social das emoções de Kemper e nos estudos de Algoe, Buswell e Delamater. Participaram 238 pessoas: 100 da Espanha, 38 da Inglaterra e 100 do Brasil, sendo 73 homens e 158 mulheres (7 não identificaram o sexo). O objetivo foi investigar se informações de status (supervisor ou empregado) e sexo (homem ou mulher) dos atores influenciavam nas atribuições de emoções a supervisores e empregados e se variavam conforme país e experiência de trabalho. Foram utilizadas 4 condições experimentais, variando sexo e status. Estudos anteriores concluíram que o status exerce maior influência que o sexo nas atribuições de emoções em interações de trabalho. Os resultados do presente estudo sinalizam que a interação no trabalho é percebida nos três países como harmoniosa, embora as atribuições de emoções positivas aos supervisores tenham sido mais frequentes, o que revela a importância do status profissional. Mulheres atribuíram mais afetos negativos à interação no trabalho do que os homens. A expressão facial de tristeza foi a mais relacionada a supervisores e empregados, embora para supervisores estivesse associada à seriedade e ao distanciamento emocional.

Palabras clave : Emoções no trabalho; Atribuições de afetos; Pesquisa intercultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License